Terzuelo

Recuperação de uma casa agrícola – Terzuelo – 2012

Em plena Estremadura espanhola, a apenas um passo do parque nacional de Monfragüe, por entre uma paisagem deslumbrante de azinheiras a perder de vista, e densamente povoada por vacas, cavalos, cegonhas e aves de rapina, ergue-se esta construção de dois andares, um local singelo para inesperadas vistas sobre o montado, deixada hoje ao absoluto abandono.

1-terzuelo-casa


Um imenso território a perder de vista, propriedade de uns amigos, consiste num conjunto agregado de quatro herdades, pelo que os proprietários decidiram em tempos viver numa outra casa (herdade de Corpus Christi), deixando a casa principal da herdade de Terzuelo ao abandono durante as ultimas 3 décadas.
A cada ano passado, a recuperação do mesmo parecia cada vez mais uma tarefa ciclópica contudo, a expropriação de uma enorme fatia de território para travessias de alta velocidade rodoviária e ferroviária vieram subitamente permitir um novo empenho na recuperação do imóvel e a pertinência da sua alocação para fins turísticos e de lazer fruto dos inúmeros predicados da construção, desde a sua posição altaneira, ao reinante silêncio, passando pela sua distinta arquitectura. A estes, juntam-se-lhe os atractivos da experiência agro-pecuária, avistamento de aves e astroturismo bem como uma renovada centralidade fruto das novas acessibilidades referidas.

3-terzuelo-estado-original(3)

5-terzuelo-salao

A proposta consiste assim, num projecto de arquitectura para o edifício principal e respectivas edificações anexas que contempla, tanto quanto possível, a preservação do espírito do local e o respeito máximo pela arquitectura já existente, propondo a sua reconversão em alojamento rural de alto standard com cerca de 40 camas, restaurante, zonas comuns, piscina e serviços complementares, tais como a possibilidade de realização de casamentos e outras festas.

 5-terzuelo-salao36-terzuelo-quarto-grande2

À proposta de arquitectura vieram-se-lhe juntar os respectivos estudos de viabilidade turística e económica do empreendimento, bem como um relatório exaustivo sobre as possibilidades de financiamento e subsidiação do investimento mediante fundos comunitários, nacionais e locais de apoio à criação de riqueza em meio rural.
Com este documento, deram-se início aos procedimentos urbanísticos com vista ao licenciamento da obra, bem como se solicitaram inúmeros destes fundos, estando ainda ambos os processo a decorrer.

9-terzuelo-miradouro

7-terzuelo-quarto

Arquitectura: Elena Postigo , Ines Higueras e André Albuquerque

Cliente: Teresa, Tessy e Antonio Gamonal