Casinha do Desterro

Anexo de uma casa para alugar – Lisboa – 2013

Algures na colina de Sant’Ana, num anónimo apartamento de 1º andar – igual a tantos outros – acede-se a um pátio a tardoz igual a tantos outros. É desse pequeno pátio, outrora com acesso directo à rua que, com surpresa, se vislumbra uma antiga casa totalmente independente.
…uma surpresa, à altura da POLIGONO…

capa5

A forma urbana tem destas coisas: Por vezes enunciados mais vastos que de uma assentada resolvem mil coisas, deixam algumas outras para trás, olvidadas e relegadas para situações que a médio ou largo prazo fazem desses objectos singulares, lugares verdadeiramente especiais.
É este o caso desta pequena morada de dois andares, em tempos acessível desde uma rua hoje inexistente, com que nos deparámos.

capa3

A casa havia sido mantida pela proprietária em perfeitas condições construtivas mas completamente vazia e sem qualquer ocupação durante a última meia década, fruto porventura inevitável da sua singularidade. Assim, a POLIGONO foi chamada a intervir neste imóvel, por forma a dar-lhe um programa, uma ocupação, uma imagem e, se possível fosse um potencial rendimento.

A proposta assentou numa intervenção com meras intervenções construtivas, e recorrendo para as soluções decorativas e de mobiliário exclusivamente a peças e objectos já pertencentes à proprietária, naquela que resultou numa solução de inequívoco baixo custo e enorme mais-valia.

capa7

sequence7

video-molduras

Nos espaços existentes deu-se agora lugar – ao nível do pátio de acesso partilhado em pleno centro histórico lisboeta – a uma pequena sala de estar e a um hall de entrada com respectiva escada de acesso ao primeiro piso, onde se por fim se encontra um enorme quarto com casa de banho privativa.

capa6

sequence4

sequence5

capa1

capa8

Finalmente, o espaço tornado habitável, foi colocado no mercado de arrendamento de curta duração, garantindo desse modo não só o retorno do escasso investimento mas uma preciosa ajuda na factura mensal da cliente.

Para mais fotografias da obra, visita o nosso TUMBLR!

Equipa de Arquitectura e Construção:   André Albuquerque, Marta Leitão, Pedro Snow, Raquel Dias Ferreira, Tomas Sales

Fotografia: Federica Gervasi

Cliente: Diana Costa e Silva