Eu sou o André.
Nasci a abrir a década de 80 – logo em Janeiro -, e fui por aí fora celebrando um ano a cada ano até chegar a 2013 com a soma de 33.
Em pequeno, uns antigos videos de VHS, denunciam que pretendia ser palhaço, bombeiro, corredor de fórmula 1 e ainda, nas horas vagas, professor de picotagem.
Depois, aos 12, na Expo de Sevilha, surgiu pela primeira vez o meu sentimento de arquitectura e sobretudo de cidade, ideia essa que mediante horas e horas de SimCity, se foi consolidando, num novo e muito concreto desejo: Ser presidente da câmara de Lisboa.
Entretanto, no final do 9ºano, alguns testes psicotécnicos indicaram a enorme apetência para as letras, as ciências e as matemáticas, pelo que, dessa altura data a minha escolha em ir para artes.
Estavam criadas as bases para aquilo que, muitos anos mais tarde, se concretizou finalmente em 2004: ser arquitecto.
Nos 8 anos posteriores a essa mesma data, trabalhei em vários escritórios distintos, sendo que a maioria deles foram em Madrid, reforçando tanto a minha experiência em inúmeros e sucessivos projectos, como a crença de que afinal aquele almejado sonho de realmente fazer cidade acreditando numa arquitectura que fosse alcançável por todos – razão de todo o percurso traçado até aí – jamais se cumpriria nos ditos escritórios.
Das duas uma:
Ou seguia nessa realidade ou regressava ao sonho.
Uma data de passos por ora para trás, só para poder olhar para a frente.
Foi assim que regressei ao sonho, entretanto chamado de Poligono, a passos meios com o Pedro e com uma data de amigos e entusiastas que confiam, como nós, em que a distância que vai entre as coisas feitas e as coisas por fazer é demasiado larga para não pôr – já hoje – as mãos à obra.
Hoje é sempre boa altura para recomeçar.
Projectos em que participou: As casas da Moita, Casa da avó, Eu hei-de amar o meu bairro, Casa de la Luna, Quinta de Almagra, Roma não se fez num dia, Celeiro, As praias, oficina Poligono e imagem Poligono, Trinas, Casa dos Pátios, Casinha de S.Pedro, Suminho, Sabores de Cintra, S.Miguel, 13, Carpetes, Seagull, Terraço Almirante, Lá-fora, Cá-dentro, Quatro Quartos, Qta de Sto António, Casa de Valmarinha, S.Marçal, Afonso III, Maximolde, Sotão da casa velha, Casinha do Desterro, Jacuzzi Triplex, Radical Pedagogies, Travessa, Lawyer Lawyer, MELT Duque D’Ávila, MELT Valmor, Getting Through, My Case, Casa do Meco, Ilha Paez, Avô de Aluguer, SITIO
Resumo curricular:
1980 Nasce em Coimbra
1998-04 Licenciatura em Arquitectura, no Instituto Superior Técnico, Lisboa
2002-03 Erasmus na Technische Universiteit Eindhoven, Holanda
2003 Colaboração com Hofman Dujardin, em Amesterdão
2005 Colaboração com Manuel Graça Dias, em Lisboa
2005-11 Colaboração com i3 consultores, Zigzag, GP17, Ezquiaga, PEZ Estudio, DEGW, em Madrid
2012 Em Janeiro funda juntamente com Pedro Snow a POLIGONO
Contacto: andrealbuquerque@poligono.org