André

f-andre1

Hoje é sempre boa altura para recomeçar

Eu sou o André.

Nasci a abrir a década de 80 – logo em Janeiro -, e fui por aí fora celebrando um ano a cada ano até chegar a 2013 com a soma de 33.

Em pequeno, uns antigos videos de VHS, denunciam que pretendia ser palhaço, bombeiro, corredor de fórmula 1 e ainda, nas horas vagas, professor de picotagem.

Depois, aos 12, na Expo de Sevilha, surgiu pela primeira vez o meu sentimento de arquitectura e sobretudo de cidade, ideia essa que mediante horas e horas de SimCity, se foi consolidando, num novo e muito concreto desejo: Ser presidente da câmara de Lisboa.

Entretanto, no final do 9ºano, alguns testes psicotécnicos indicaram a enorme apetência para as letras, as ciências e as matemáticas, pelo que, dessa altura data a minha escolha em ir para artes.

Estavam criadas as bases para aquilo que, muitos anos mais tarde, se concretizou finalmente em 2004: ser arquitecto.

Nos 8 anos posteriores a essa mesma data, trabalhei em vários escritórios distintos, sendo que a maioria deles foram em Madrid, reforçando tanto a minha experiência em inúmeros e sucessivos projectos, como a crença de que afinal aquele almejado sonho de realmente fazer cidade acreditando numa arquitectura que fosse  alcançável por todos – razão de todo o percurso traçado até aí – jamais se cumpriria nos ditos escritórios.

Das duas uma:

Ou seguia nessa realidade ou regressava ao sonho.

Uma data de passos por ora para trás, só para poder olhar para a frente.

Foi assim que regressei ao sonho, entretanto chamado de Poligono, a passos meios com o Pedro e com uma data de amigos e entusiastas que confiam, como nós, em que a distância que vai entre as coisas feitas e as coisas por fazer é demasiado larga para não pôr – já hoje – as mãos à obra.

Hoje é sempre boa altura para recomeçar.

Projectos em que participou: As casas da MoitaCasa da avóEu hei-de amar o meu bairroCasa de la LunaQuinta de AlmagraRoma não se fez num diaCeleiroAs praias, oficina Poligono e imagem PoligonoTrinasCasa dos PátiosCasinha de S.PedroSuminhoSabores de CintraS.Miguel, 13CarpetesSeagull, Terraço Almirante, Lá-fora, Cá-dentro, Quatro Quartos, Qta de Sto António, Casa de Valmarinha, S.Marçal, Afonso III, Maximolde, Sotão da casa velha, Casinha do DesterroJacuzzi Triplex, Radical Pedagogies, TravessaLawyer Lawyer, MELT Duque D’Ávila, MELT ValmorGetting Through, My Case, Casa do Meco, Ilha Paez, Avô de Aluguer, SITIO

Resumo curricular:

1980          Nasce em Coimbra
1998-04    Licenciatura em Arquitectura, no Instituto Superior Técnico, Lisboa
2002-03    Erasmus na Technische Universiteit Eindhoven, Holanda
2003         Colaboração com Hofman Dujardin, em Amesterdão
2005         Colaboração com Manuel Graça Dias, em Lisboa
2005-11   Colaboração com  i3 consultores, Zigzag, GP17, Ezquiaga, PEZ Estudio, DEGW, em Madrid
2012         Em Janeiro  funda juntamente com Pedro Snow a POLIGONO

Contacto: andrealbuquerque@poligono.org

5 years, 9 months ago Comments Off on André